Prova de Cão Funcional Trilha em Manaus
Equipe K-SAR Cão Funcional, Grupo Suçuarana e cães rastreadores
Foto: Equipe K-SAR
Cães da raça Rastreador Brasileiro participam de prova oficial da CBKC que simula busca de pessoas perdidas em ambiente de selva
No dia 27/04/2019, aconteceu na cidade de Manaus a Prova do Programa Oficial de Adestramento da CBKC “Cão Funcional” modalidade Trilha - CFT promovida pelo Grupo de Aprimoramento da Raça Rastreador Brasileiro - GARRB. As provas visam qualificar e certificar os cães para o trabalho de busca e salvamento em ambiente de selva, onde participaram da prova cães da raça Rastreador Brasileiro que foram avaliados pelo arbitro da CBKC/SBCPA e médico veterinário, Dr. Marcus Túlio Costa. A prova aconteceu em uma selva urbana na cidade de Manaus e contou com o apoio da entidade de resgate na selva, Grupo Suçuarana e demais voluntários da Equipe K-SAR Cão Funcional.
Inicio e marcação de pista
Foto: Equipe K-SAR
Participaram da prova quatro cães, sendo três da raça Rastreador Brasileiro e um da raça Pastor Belga Malinois, todos aprovados e certificados no Cão Funcional Trilha nível 1. A certificação aconteceu em ambiente de selva, onde os figurantes (pessoa que simula a vitima perdida) deixam na entrada da trilha o seu odor especifico (algum objeto com o odor/cheiro do figurante) e o marco de número 1, após aferir a direção com uma bússola, caminham por 5 minutos e deixam o marco de número 2 e seguem na mesma direção mais 5 minutos para deixar o marco número 3, onde estacionam por três minutos e depois fazem um ângulo de 90º para direita ou esquerda e seguem por mais 5 minutos deixando o marco de número 4, seguem um pouco mais até que sejam encontrados pela dupla cão e homem, que no decorrer do percurso precisam encontrar os marcos deixados pelo figurante.
Alguns Participante da Prova
Foto: Equipe K-SAR
Segundo o arbitro da prova, Dr. Marcus Túlio, foi a primeira certificação ocorrida no país para essa modalidade, além de ser também a primeira ocorrida na região amazônica, em destaque no ambiente da maior floresta tropical do mundo, servindo de referencia para a certificação de cães de busca em ambiente de selva fechada. Para o avaliador, o terreno irregular, a vegetação fechada e os intemperes foram as maiores dificuldades enfrentadas pelos cães e seus condutores, porém todas as duplas foram aprovadas neste nível da modalidade, já que a prova de CFT tem outro grau mais avançado e com maiores dificuldades.
Segue o resultado da prova:
ASSESSORIA GARRB |