CADELA DEIDARA, RASTREADOR BRASILEIRO, AGORA É DA PM DE RONDÔNIA
Cap. Arivabene, respondendo pelo comando do BPCHOQUE, Sgto. J. Goes comandante do canil, Cb. Domingues, Cb. Cavalcante e Sd. Eduardo juntamente com a cadela Deidara RB.
Foto – PM-RO
A cadela Deidara RB do Mundurucânia foi doada para o canil da Policia Militar do Estado de Rondônia, ela atuará nas missões de busca e salvamento em área de selva, os treinamentos de intensificação para o trabalho de busca e só iniciarão após o período de prenhes e desmame dos filhotes.
A Deidara, uma belíssima cadela da raça Rastreador Brasileiro, foi selecionada ainda filhote para o trabalho de busca e salvamento, bem como para ser uma cadela de exposição, quebrando o preconceito de que cães de trabalho não participam de exposições de belaza, ela conquistou inúmeros títulos em exposições, onde destacamos o matche da raça (evento especializado) vencido por pela Deidara com apenas 4 meses de idade e o ranking CBKC 2014 da raça, bem como fechou o titulo de campeã da raça RB.
Com um temperamento alegre e vivaz, demonstrou muita aptidão nos treinos de busca, inicialmente realizados em grama esmeralda no canteiro central da estrada das Torres em Manaus, as aulas eram coordenadas pelo adestrador Pedro Fonseca e o proprietário Marcus Túlio. Depois os treinos passaram a ser realizados em área de selva, onde era conduzida pelo Pedro Fonseca, adestrador responsável por todo o aprendizado da Deidara, do básico ao mais avançado treino de busca com envelhecimento de pista e figurantes diferentes.
Conforme relatos do médico veterinário, criador e proprietário, Dr. Marcus Túlio, “a Deidara é uma cadela muito carinhosa e amorosa comigo, doa-la para a PM de Rondônia foi muito difícil pra mim, porém fiz pensando na raça e na potencial divulgação que pode ajudar a divulgar ainda mais o RB como cão de busca, ou como cão de trabalho”, vale ressaltar que a Deidara foi doada prenha, uma repetição do acasalamento entre Radames do GMM x Deidara RB do Mundurucânia, visando difundir a criação do RB em Rondônia. Na primeira cruza entre o Radar (Radames) com a Deidara, o Dr. Marcus Túlio relata, “doamos uma filhota por nome Jasmine, para o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, essa cadela assim como sua mãe obteve sucesso nas pistas de exposições, bem como em varias missões reais de busca que já participou no Estado de Roraima”, isso mostra a aptidão dessa linha de sangue para busca e salvamento.
Aluno Sgto. Cavalcante retirando a cadela Deidara da embarcação vinda de Manaus
Foto – PM-RO
A ida da cadela Deidara para a PM de Rondônia se deu pela indicação do senhor Janott Coelho, coordenador do Conselho Nacional do Cão Funcional da CBKC e grande incentivador da raça Rastreador Brasileiro, o Janott falou do trabalho com o RB para o cabo Domingues e passou o contato do Dr. Marcus Túlio, foi então que Domingues entrou em contato e teve a grata noticia da doação da cadela Deidara. Para o cabo Domingues, será uma grande oportunidade de mostrar um pouco da aptidão do rastreador no seu estado, o capitão Arivabene e o sargento J Goes comandante do canil, ambos ficaram muito felizes com a doação da cadela Deidara, a PM de Rondônia agradeceu a doação e espera que tanto a mãe como os filhotes que vão nascer, possam contribuir com a sociedade rondoniense.
Segundo o cabo Domingues, já foi realizado uma ultrassonografia da Deidara e no exame detectou-se vários filhotes, com estado gestacional avançado e tudo bem com os filhotinhos, logo nascerá uma ninhada de RB em Rondônia.
Até o fechamento desta matéria os filhotes não haviam nascido.
Despedida emocionante, Dr. Marcus Túlio e a cadela Deidara na embarcação em um porto de Manaus
Foto – Marcus Vinicius
- Assessoria GARRB
CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS FOTOS RELACIONADAS |