Whatsapp

Beleza e Funcionalidade

Viva Melhor



NOTCIA

 

 




  09/11/2012



 

 
L-CACHORREIROS: Fim das Feiras de Filhotes em Manaus - PL 104/2012
 
Resolvi escrever sobre um tema pelo qual tenho me debruçando nestes últimos meses. A comercialização irresponsável e criminosa de filhotes de cães e gatos na cidade de Manaus.
 
Todos que gostam de animais já devem ter ido para uma das feiras de filhotes que acontecem na cidade. São três: Casa da Ração (Parque Dez), garagem do DB da Ponta Negra e agora, a mais recente, CARREFOUR de Flores.
 
Quem não gosta de ver filhotinhos fofos e carentes? Fazer um carinho....se imaginar com um no colo?
 
A pergunta que todos deveriam fazer é, da onde vêm estes filhotes? 
 
Alguns de vocês já deve ter ouvido alguém reclamando de ter comprado um filhote doente. Fato comum, já que estes animais muitas vezes nem vacinados são, ou pior, seus pais já são animais doentes, repassando tudo para a ninhada ainda sem imunidade.
 
Estas feiras deveriam ter ao menos um veterinário acompanhando e atestando a saúde dos mesmos. Mas não é o que vemos.
Os compradores muitas vezes esquecem de perguntar pelo básico: se o animal tem pedigree, onde está o certificado do criador que vem junto com o filhote? Carteirinha de vacinação é obrigatória ao se adotar ou comprar um animal, e deve estar carimbada e assinada pelo veterinário. Comprou? Cadê a nota fiscal?
Um filhote está pronto para desmame aos 45 dias. Nesta idade, ele já está com seu sistema nervoso desenvolvido, já está mais sociabilizado e preparado para se aventurar longe da mãe e irmãos. O que vemos nestas feiras, as vezes, são filhotes de 20-30 dias! Um absurdo!
O corte da cauda e orelhas é um procedimento condenado e proibido pelo Conselho Federal de Veterinária. Por isso, vemos criadores fazendo este procedimento de forma caseira e muitas vezes desastrosa.
Existem pessoas inescrupulosas que vivem da venda destes animais. Não são como os criadores profissionais, cadastrados nos clubes de cinofilia,  que amam e estudam a raça e praticam a posse responsável. Muitas vezes estes "gigolôs" de animais compram ninhadas através de jornais, para depois repassar por um preço elevado como sendo filhotes "com pedigree" para o consumidor desavisado e desinformado. 
Cheguei a ver um senhor que tinha na baia dois filhotes esqueléticos, provavelmente de procedência duvidosa. Sim, animais roubados/sequestrados podem estar nestas feiras também!
Se formos pensar nas matrizes reprodutoras destes filhotes, a coisa fica feia. São as famosas FABRICAS DE FILHOTES DE FUNDO DE QUINTAL. Pessoas leigas querendo produzir ninhadas, sem respeitar intervalo para descanso da fêmea. Estão sempre economizando em ração, remédios e vacinas para ter seu LUCRO! Em momento algum praticam a posse responsável.
 
Por isso, peço aqui para que estas feiras sejam BOICOTADAS. Muitas cidades no Brasil proíbem este tipo de comércio já faz um bom tempo. Neste momento, Manaus está se mobilizando para a aprovação da PL 104/2012, que regulamenta não só o comércio de animais, mas também a adoção responsável. Os animais devem ser castrados a partir dos 4 meses, vermifugados e vacinados. É uma PL feita pelo vereador Wilton Lira, com a participação das ONGs de proteção animal e o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Todos têm uma missão em comum, acabar com a venda indiscriminada e criminosa de animais de estimação.
 
Muitos destes animais comprados por impulso ou dados como "presente" são descartados nas ruas alguns meses depois. Muitos são descartados por falta de compromisso e responsabilidade da pessoa que comprou, sem noção de que terá que ter um orçamento mínimo para manter seu animal. Chamo isso de "coisificação animal". Os animais são tratados como objetos descartáveis. Ao serem descartados, a sociedade acaba tendo que conviver com uma explosão de animais se reproduzindo nas ruas, vendo atropelamentos, mordidas, doenças e lixo espalhado nas ruas.
 
Para reduzirmos uma parte, destas consequências resultantes da irresponsabilidade de parte dos cidadãos, estamos pedindo pela aprovação imediata da PL 104/2012. Esta é apenas uma lei, das muitas que Manaus ainda precisa aprovar, como parte das demandas por politicas públicas voltadas para o bem-estar animal.
 
Contamos com todos vocês. Afinal, todos amamos os animais , não é mesmo? 
 
Se quer comprar com pedigree procure por um criador certificado. Se quer fazer algo mais humanitário ADOTE um!
 
-- 
Erika Schloemp
Coordenadora da Lista CACHORREIROS DE MANAUS
"Queremos mais Parques Urbanos! Queremos um CACHORRÓDROMO na cidade!"
"Um país, uma civilização, pode ser julgada pela forma com que trata seus animais." Ghandi
 
DEMA  (92) 3654-1084
CCZ  (92) 3625-2655
Batalhão Ambiental  (24hs) (92) 8842-1547

 

Este artigo pode ser reproduzido total ou parcialmente, desde que citados o autor e a fonte (Cód. Penal, art. 184: Lei 9610/98 art. 5o., VII e NBR 6023, da ABNT).





Site Desenvolvido por

Acessar Site da ARTPAGES





Whatsapp
Copyright © 2020 Grupo de Aprimoramento da Raça Rastreador Brasileiro - GARRB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR