Documento sem título

 

Beleza e Funcionalidade





    NOTCIA




  25/04/2018





RADAR, UM CÃO RAÇADOR E SUPER PADREADOR 
Por Marcus Túlio Cavalcante Costa
Medico Veterinário
Juiz de Criação e Seleção CBKC/SBCPA
Titular do Canil Mundurucânia 
 
 Radames do GMM
Arte da Imagem - Paulo Kabessa
 
O estudo de progênie (1- origem, ascendência, 2- conjunto de descendentes; descendência, prole) é de grande interesse na criação de cães, acompanhar os resultados obtidos a cada cruzamento, verificando as qualidades que os filhos adquiriram dos pais, características desejáveis, seja do Fenótipo (tipo que o cão apresenta; características físicas observáveis pelo uso dos sentidos), seja no Temperamento, de acordo com o que se estabelece no padrão da raça, é o que se espera de cruzamentos planejados.
O Progenitor (do latim progenitore, na cinofilia o que procria, procriador, padreador) desejado é aquele que tem um conjunto de qualidades físicas e de temperamento contempladas no padrão rácico, atributos esses que são imprimidos, transmitidos as suas proles, independentemente do grau de dificuldades (numero de fêmeas acasaladas) ou quantidade de serviços (coberturas). Um excelente reprodutor consegue transmitir o máximo de suas características desejáveis na reprodução, o cão considerado “raçador” apresenta filhos com fortes características da raça, animais com qualidades acima da média.
O cão Radar (Radames do GMM) objeto desse estudo, é um RB remanescente, nascido em 14 de junho de 2013, registrado no GARRB e na CBKC, cor azulino, medianamente forte, cabeça de excelente conformação, olhos escuros, dentição completa, excelentes orelhas de inserção baixa na linha dos olhos, de ossatura forte e bem equilibrada, rustico e urrador nato. Apresenta um excelente temperamento, amistoso e amigável, de espirito alegre, excelente convívio em matilha.
 
PROGÊNIE
 
 
 
Esse excelente reprodutor, que atualmente possui filhos e netos em alguns estados brasileiros, teve maior destaque na reprodução em Manaus, onde acasalou com varias fêmeas de linhas de sangue distintas e conseguiu transmitir muitas de suas características, sendo o tamanho de orelha a mais importante. Embora não tenha sido utilizado na função de trabalho e nem tenha participado de exposições de conformação e beleza, seus filhos e netos vêm obtendo resultados expressivos tanto como cães de utilidade e trabalho (busca e salvamento), como cães de serviço no campo e também como cães de exposições, inclusive conquistando expressivos resultados em eventos oficiais da CBKC.
Com quase 5 anos de idade, Radar é um cão jovem, que muito tem a contribuir na criação, já acasalou cinco cadelas diferentes, tendo um total de 24 filhos registrados no GARRB e na CBKC, sua progênie é diferenciada, seus filhos representam a nova geração do Rastreador Brasileiro. Na tabela que segue veremos alguns dados.
 
Grau de Dificuldades na Progênie do Reprodutor Radames do GMM
 
  Matriz

Filhos

Macho

Filhas

Fêmeas

Total %
1- Affra RB do Mundurucânia 02 02 04 16,67
2- Brida RB do Mundurucânia 04 02 06 25
3- Clover do E.J.M - 02 02 8,33
4- Deidara RB do Mundurucânia 05 03 08 33,33
5- Pintura do GMM 03 01 04 16,67
  Total 14 10 24 100
 
 
Dos 05 acasalamentos realizados, onde foram registrados 24 filhos, sendo 14 machos (58,33%) e 10 fêmeas (41,67%), sendo 04 filhos (16,67%) com a cadela Affra RB do Mundurucânia, sendo 06 filhos (25%) com a cadela Brida RB do Mundurucânia, sendo 02 filhos (8,33%) com a cadela Clover do E.J.M, sendo 08 filhos (33,33%) com a Deidara RB do Mundurucânia e sendo 04 filhos (16,67%) com a cadela Pintura do GMM. Quanto a cor, 12 filhos (50%) são Branco/Castanho/Preto (Tricolor) e outros 12 filhos (50%) são Azulinos, não nasceram outras cores nos acasalamentos. Quanto ao numero total de filhos, foi considerado no estudo apenas os filhos registrados, sendo desconsiderada a perda por mortalidade e natimortos.
Radar tem passado para seus descendentes um tipo marcante, orelhas de excelentes tamanhos, com inserção baixa na linha dos olhos e formato arredondado, a cabeça com stop pouco marcado, com tamanho de 1/1, com dentição completa e mordedura correta, com estrutura de muito boa conformação, equilibrada, com ossatura forte e musculatura bem definida.
Esperamos que os descendentes possam transmitir para futuras gerações as características marcantes do padreador Radames do GMM, chefe dessa belíssima linha de sangue, que seu Tipo rustico e próprio possam fortalecer essa maravilhosa raça genuinamente brasileira.
 
“Rastreador Brasileiro, Beleza, Funcionalidade e Rusticidade”
.  
 
Manaus-AM, 25 de abril de 2018.
 
 

 

Este artigo pode ser reproduzido total ou parcialmente desde que citado o autor e a fonte (Cód. Penal, art. 184: Lei 9610/98 art. 5º, VII e NBR 6023, da ABNT).  

 














Site Desenvolvido por