RASTREADOR BRASILEIRO CONQUISTANDO O BRASIL.
Por Ivan Luis Cruz Gomes
Titular do Canil Serra da Canastra
Depois de quase extinto e de um intenso e rigoroso processo de seleção genética e funcional nos últimos 10 anos, o trabalho do GARRB (e principalmente da CIP Cães PMAM de Manaus, Amazonas, sob a tutoria do tenente Cordeiro e sua equipe e do Dr. Marcus Túlio, medico veterinário e titular do canil Mundurucânia) vem passando confiança e credibilidade a respeito do nosso querido Rastreador Brasileiro para entidades importantes de segurança.
Tudo começou com a CIP Cães de Manaus, Dr. Marcus Túlio conta a história, - doei uma filhota de nome Celi RB do Mundurucânia, o soldado Fabiano Barauna ficou responsável por cuidar da Celi, logo começou a mostrar eficiência nos treino e hoje têm em seu currículo diversas missões reais. No mês de junho 2017, nasceu uma ninhada no canil Serra da Canastra, em Sacramento, Minas Gerais, fruto do cruzamento de dois cães funcionais, terceira geração acompanhada de perto pelo cinófilo Ivan Luis Cruz Gomes proprietário do canil. Tanto por parte da matriz, como por parte do padreador, ambos vêm de famílias de cães que fazem o controle de javalis na região de Sacramento.
Acreditando no potencial da raça e de seus filhotes, Ivan ofereceu dois dos sete filhotes da ninhada para doação, da ninhada de Aritana Olhos D’água da Serra da Canastra com Boca Preta do NGS, nasceram sete filhotes, 5 fêmeas e 2 machos, um dos machos, Caramuru da Serra da Canastra, foi aceito pelo BOPE de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O filhote foi entregue em Sacramento ao comandante da missão Tenente Rafael Custodio Alves que juntamente com os militares Cabo Davi Bagio Cavalcante e Cabo Alexandre Duarte de Barros, receberam o Caramuru que será treinado como cão de busca, na modalidade Maintraling, lotado no BOPE, Grupo de Cães Especiais, instituição Policia Militar do Mato Grosso do Sul, 18º Batalhão BOPE, Campo Grande, MS.
Ivan doou uma fêmeas de nome Cabocla da Serra da Canastra para o Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva, regional Sorocaba, São Paulo, essa fêmea juntamente com um filhote macho de nome Jhoe RB do Mundurucânia, doado pelo Dr. Marcus Túlio de Manaus, Amazonas ao grupo, será a base de criação de cães rastreadores brasileiros funcionais do Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva. Segundo o diretor regional do Grupo Suçuarana de Sorocaba, Levi Rodrigues da Silva, a cadela Cabocla da Serra da Canastra, fará parte do projeto “Jhoe” que visa usar a raça Rastreador Brasileiro nas suas atividades, sejam na selva como em projetos de terapia com cães e crianças, ajudando assim a divulgar a raça e cruzando Jhoe com Cabocla, poderão oferecer a unidades civis e militares filhotes de rastreador brasileiro para trabalharem em suas atividade e instituições. Ambos serão treinados pelo adestrador onça Archimedes.
Hoje temos rastreadores brasileiros trabalhando em Manaus, AM, com a CIP Cães PMAM, que usam os cães, Celi RB do Mundurucânia e Belov RB do Mundurucânia (Ranson) para busca e resgate na selva, ondem tem logrado êxito nas missões reais, bem como o Grupo Suçuarana, regional Manaus, que também vem utilizando o cão Faruck RB do Mundurucânia em buscas na selva, os treinos para atividade de busca são realizados em conjunto com a equipe K-SAR Cão Funcional, objetivando salvar vidas e também titular os cães no programa oficial da CBKC Cão Funcional Trilha ou Maintraling. Em Boa Vista, Roraima, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, também tem utilizado cães RB para atividades de busca e resgate sob os treinamentos do sargento Armando Lira. Futuramente em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no BOPE e em Sorocaba, São Paulo, com o Grupo Suçuarana.
Ivan acredita que o rastreador brasileiro possa exercer outras funções que envolvam o faro além da busca e resgate na selva, como faro de entorpecentes, de celulares, ou qualquer outra coisa que ele seja treinado para encontrar, Ivan acredita ainda que num prazo de três a cinco anos, o RB já tenha comprovado a todo Brasil seu potencial como cão de trabalho, seja ele policial civil, militar, federal, como cão terapeuta ou desportista.
Quero agradecer publicamente minha querida amiga Renata Souza, que me ajuda demais nas fotos, vídeos, divulgação e manejo dos cães.
Rastreador Brasileiro, um cão de Alta funcionalidade para o Brasil.
Este artigo pode ser reproduzido total ou parcialmente desde que citado o autor e a fonte (Cód. Penal, art. 184: Lei 9610/98 art. 5º, VII e NBR 6023, da ABNT). |