Documento sem título

 

Beleza e Funcionalidade





    NOTCIA




  10/02/2015





Busca e Salvamento com cães Rastreador Brasileiro
 
Grupo Suçuarana com o Cão Faruck
Foto: Jerry / A. Nascimento
 
O Grupo Suçuarana Unidade Manaus foi a entidade civil pioneira no treinamento de busca e salvamento com cães no Estado do Amazonas
 
Foi através da parceria do GARRB com o Grupo Suçuarana Unidade Manaus que se iniciaram os treinamentos com cães de busca e salvamento em uma entidade civil no Amazonas, atividades que na época eram exclusivas de organizações militares.
A introdução do Rastreador Brasileiro na entidade de caráter civil, denominada Grupo Suçuarana, teve inicio no ano de 2012, um projeto piloto, que vem demonstrando grandes resultados para a raça e para o desenvolvimento de técnicas de busca e resgate com cães RB na Amazônia. O diretor regional do grupo na época era o senhor Celso Roberto Ventura, a parceria com o GARRB iniciava visando introduzir o Rastreador Brasileiro na atividade, o senhor Ventura, Onça numero 001, em entrevista para a Revista Emergência de julho de 2012, comenta “Outro projeto em processo de desenvolvimento é o K-SAR, que visa utilizar cães na busca de pessoas perdidas na selva ou soterradas neste tipo de ambiente”, a partir daí iniciaram-se os treinos com cães RB. Foi no dia 29 de setembro de 2012, que o site Rastreador Brasileiro, portal oficial da raça no país, divulgou a matéria “Cães de Resgate: Rastreador Brasileiro inicia treinamento de busca e salvamento na selva.” Falando do primeiro treino de um cão RB para busca e salvamento. Na matéria do Jornal Acritica “O resgate de um caçador” de 16 de dezembro de 2012, a repórter Luciana Santos também cita a introdução do RB “para o trabalho de busca e salvamento de pessoas perdidas na selva”.
Apesar de ainda ser recente a introdução do RB na atividade de busca e salvamento em ambiente de selva, a raça vem demonstrando uma forte vocação para a atividade, alguns canis civis e militares já vem utilizando o rastreador em seus efetivos.
Hoje o Grupo Suçuarana dispõe do cão Faruck RB do Mundurucânia, um RB jovem que já iniciou o treinamento de busca e salvamento, demonstrando forte temperamento para a atividade.
 
Marcus Túlio e o Cão Faruck
Foto: Jerry
 
 
Assessoria
 

Este artigo pode ser reproduzido total ou parcial desde que citado o autor e a fonte (Cód. Penal, art. 184: Lei 9610/98 art., VII e NBR 6023, da ABNT). 














Site Desenvolvido por