Rastreador Brasileiro inicia treinamento de Cão Funcional de busca na selva.
O Rastreador Brasileiro, Belov RB do Mundurucania (Ranson), iniciou o treinamento de Cão Funcional de busca na selva, o objetivo é preparar o cão para busca e salvamento em ambiente de selva.
A modalidade de Cão Funcional foi criada para ser uma das atividades de adestramento genuinamente brasileira, regulamentada pela Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC, que tem como mentor o Sr. Janott Coelho, atual presidente do Kennel Clube do Estado de Rondônia e Coordenador do Conselho Brasileiro do Cão Funcional. As provas englobam vários graus de adestramento, do Cão de Companhia ao Cão de Policia. E hoje priorizando o cão voluntário que é o de Busca e Salvamento em Selva.
O rastreador Brasileiro Ranson recentemente iniciou os trabalhos de faro, o cão foi doado pelo senhor João Ferreira da Costa de Manaus - AM, ao senhor Janott Coelho, atualmente o Ranson esta na cidade de Porto Velho - RO, onde vem treinando regularmente o faro em pistas marcadas na selva amazônica. De acordo com Janott, o cão Ranson vem respondendo muito bem nos treinamentos de faro, segundo ele, "estou feliz por ver a raça responder tão bem para o trabalho de busca e salvamento, encaramos esse projeto como um desafio para mostrar que uma raça que no passado foi criada exclusivamente para caça, hoje pode servir para o trabalho de busca e salvamento na selva, sendo um cão voluntario".
O cão Ranson já foi apresentado também para Policia Militar do Estado de Rondônia, o trabalho vem sendo divulgado e já podem ser conferidos através de vídeos disponíveis na internet, logo o Rastreador Brasileiro poderá ser incluído nos canis militares.
Ranson é irmão inteiro do Betoven, ambos estão sendo treinados para busca e salvamento na selva.
Links dos vídeos do Ranson:
http://www.youtube.com/watch?v=FcqCaOxJ9BM
http://www.youtube.com/watch?v=lpAAGhSIzZw
|