Documento sem título

 

Beleza e Funcionalidade





    NOTCIA




  20/07/2011





 

JAGUAR, um verdadeiro Rastreador Brasileiro

 

 

 

Foto: Cão JAGUAR

Fonte: http://www.caododia.com.br

 

 

A equipe do site Rastreador Brasileiro entrou em contato com o antigo criador de RB Sr. Vladimir Bouret, administrador de fazendas no Pantanal e apaixonado por cães sabujos.

            Quando perguntado sobre a origem do seu cão, Bouret nos respondeu, "sim o Jaguar era de uma antiga linhagem de sabujos, tanto pai quanto a mãe já preservavam as características não só estéticas como funcionais dessa classe, que foram herdadas dos avós, que estes sim, eram bem próximos do RB. Infelizmente esse espetacular cachorro foi furtado a uns 2 anos lá da fazenda, a mãe faleceu após um grave ferimento e o pai no ano passado, também faleceu com problemas nos rins e a muito tempo já estava aposentado das suas funções". O senhor Bouret também relatou que seis de seus cães foram sacrificados por apresentarem diagnostico positivo de Leishimaniose viseral e outros foram doados a amigos que moram em fazendas no Pantanal e gostam de cães.

            Os motivos que levou o senhor Bouret a não mais reproduzir seus cães foi narrado por ele mesmo, "Eu abandonei a criação de cães de caça. Eu estava tento muitos problemas, tipo denúncias de alguns empresários que exploram o turismo no Pantanal, diziam que criávamos esses cães para a caça de onças, que vendíamos e treinávamos cães pra caçadores profissionais da região, etc... Eu nunca vendi um cachorro meu, sempre dei a quem gostava de cães e mesmo assim só para conhecidos ou aqueles que eram indicados por conhecidos. Quanto a treinar e fornecer cães a caçadores profissionais, isso eu jamais fiz e nunca fui de ter relacionamento com esse pessoal, na verdade eu os repudiava. Não achava correto esse tipo de profissão, se é que podemos chamar de profissão", explicou também que sem tempo para oferecer os cuidados adequados aos cães, por não morar mais na fazenda e devido a suas funções publicas, acabou dando por encerrada a sua criação.

O GARRB agradeceu a colaboração e convidou o senhor Vladimir Bouret a contribuir com os trabalhos de resgate do RB, o representante do GARRB/AM Dr. Marcus Túlio Costa, enalteceu a disposição, a atenção oferecida e comentou o motivo da desistência da criação de RB pelo senhor Bouret ser por motivos de denuncia referente a caça, Costa falou, "temos que deixar claro que o resgate do RB não tem o objetivo de fomentar e nem incentivar a caça que é proibida no país, o real e principal objetivo é manter a raça Rastreador Brasileiro como um cão nacional, preservando sua funcionalidade e tipo, deixando claro que não haverá ameaça alguma a natureza, pelo contrario, o RB deve ser um símbolo nacional de preservação, ajudando como um cão de pesquisa (conservação da onça e outros projetos), como cão de salvamento na floresta, como cão de trabalho na área rural, etc". Por fim o senhor Vladimir Bouret se mostrou disposto a ajudar dentro de suas possibilidades o GARRB, agradeceu e desejou muito sucesso nessa luta pela preservação e conservação da raça Rastreador Brasileiro.

 

Assessoria.

 

 














Site Desenvolvido por